segunda-feira, 5 de abril de 2010

Falando de insetos...

A inauguração deste blog foi o extravasamento da emoção que vivi ao ver uma formiga carregando uma flor. Ainda estão lá na primeira postagem as palavras desse momento. Mas ontem, cuidando do meu pequeno jardim, me vi às voltas com umas formiguinhas terríveis que volta e meia se arvoram a comer minhas plantas. A vítima da vez foi o pé de hortelã. Logo ele que tem fama de espantar vermes e outros monstros do nosso microscópico submundo... Há umas semanas foi um pé de manjericão que, de tão frondoso, já rendera inúmeras mudas para visitantes que o admiraram. Tive que podá-lo em tal extensão que ficou pelado. Nem uma folhinha ficou pra contar a história e, do tronco e galhos que restaram, até agora não brotou nenhum verdinho.
Lembrei do Policarpo Quaresma – criação do genial Lima Barreto - mais um de meus heróis assaltado pela loucura. Policarpo também sofreu nas garras das saúvas e teve inúmeras plantas suas devoradas por elas. Não posso botar veneno nas minhas porque senão, não dá pra comer depois. Então, é sabão diluído, pimenta com fumo de rolo e outras receitas, muitas vezes fedorentas, pra tentar espantá-las. Aliás, matá-las! Exterminá-las seria melhor... e definitivamente, sem deixar uma sequer solitária andando a esmo por aí.
Essa noite, acordei às 3 ou 4 da manhã, com mosquitos me picando. Só que agora, estou armado: comprei uma raquete dessas chinesas que vendem nos sinais pra matar esses bichinhos. Resultado? Cinco mosquitos mortos sem acender a luz do quarto. Só dando raquetadas pra lá e pra cá e ouvindo aqueles estalinhos deliciosos da eletrocução dos famigerados. Essa evolução tecnológica foi pra mim mais importante do que a simulação do big bang. Afinal, acho que não muda muita coisa nas minhas crenças não! A Criação não pode ser mesmo espontânea, tem um Gigante aí por trás, todo poderoso, mas bondoso, ao contrário do que me contavam na escola. Generoso e cúmplice, brincalhão e, pensando bem agora, tricolor. De coração. Por que não, mesmo que seja só pra não escapar da rima? É, e tão sagaz, que botou no mundo esses seres abomináveis, não por causa da cadeia alimentar, porque isso é teoria da evolução e estou falando aqui de outra coisa. Mas fez isso porque não queria que o Homem ficasse muito besta; então, Ele criou os mosquitos e as formigas. Ah, e pras mulheres não se sentirem totalmente poderosas, senhoras do céu e da terra, Ele criou as baratas: francesas, brasileiras, voadoras, cascudas, de vários tipos. E fez também a TPM, que acaba quando vem a menopausa... Mas agora me perdi... Eu tava falando de aranha???

Nenhum comentário:

Postar um comentário