quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A formiga e a flor

Talvez só tenha aprendido a guardar segredos...
Mágoas também - mesmo sem querer -
tenho que reconhecer, apesar da vergonha,
ficam escondidas em algum canto de mim
e afloram, estúpidas, a me reviver
o que nunca desejei sentir.
Mas os cheiros, sabores,
as belezas todas que colhi e colho,
nunca as guardei só pra mim.
É como se no meu peito não coubessem
e escapassem, me obrigando a dividi-las.
E esse compartilhar me fez ter muitas coisas
sem ter nada guardado.
Por isso, talvez, tenho tudo
e tenho nada,
sou livre na minha pobreza
e feliz e em paz com minha riqueza.

Isso tudo eu falei
pra justificar o que vou contar:
eu vi uma formiga carregando uma flor!
É! Eu vi uma minúscula formiga
carregando uma mais minúscula ainda flor!
E me encantei com o insólito e surpreendente
da rara cena, mesmo sem ilusões
de que a formiga estivesse levando a flor
para a sua amada.
Nada disso!
Pelo jeito como era carregada,
não seria certamente um banquete
ou sequer um petisco especial.
Não! É mais provável mesmo
que fosse refeição trivial.
Mas quando eu vi
uma formiga carregando uma flor,
uma pequenina formiga carregando uma singela flor,
eu pude ver que a beleza está no olhar
quando este consegue ver
a vida seguindo, inevitável.
E me enchi de esperança ao descobrir,
além da alimentar cadeia
que nos aprisiona, liberta ou consome,
a beleza que se esconde mesmo na morte,
que pode ser, no fim das contas,
a refeição mais banal.

4 comentários:

  1. Muito Lindo!!!
    Amei!
    vc já me parecia como uma linda pessoa...
    Agora eu tenho certeza!!!!

    ResponderExcluir
  2. Show, meu velho...
    Bom lugar pra tirar as coisas da gaveta
    tire os "trem" dela e mostra que a gente gosta de ler...

    Também tive um, mas perdi a senha... :o)
    http://euvinarua.blogspot.com/
    ainda tá lá, nunca atualizado...

    Abraço saudoso

    ResponderExcluir
  3. Irmão querido: belo e privilegiado olhar. Terá sido genética ou osmose? Os dois, além da capacidade poética de fazer brotar as palavras... Valéria

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, formiga e flor: adorei saber que vou poder ler suas criações , tão lindas!!!!

    ResponderExcluir